domingo, 23 de março de 2014

Jogo da Gincana

Aqui está o  4º jogo do Projeto Educar para a Cidadania...

Valores abordados: Verdade, Liberdade, Tolerância, Partilha, Respeito, Concórdia.

Objectivo: Tomando como referência o conceito de amizade, reflectir sobre os valores que lhe são inerentes e conferem sentido. Desta forma, pretende-se estabelecer um paralelismo entre estas relações específicas e as relações humanas em geral, de modo a identificar atitudes e valores que possam potenciar ambas.

 Introdução: Lançar o tema colocando questões que interpelem os alunos e remetam para os valores seleccionados.
• Porque precisamos de amigos?
• Que emoções desperta uma boa amizade?
• O que define uma amizade verdadeira? Que características e Valores?
• Como escolho os meus amigos?
• O que aconteceria se tratasse todas as pessoas com base nos mesmos Valores que estão subjacentes à amizade?

 Actividade: Conjunto de provas, em torno dos valores que estão na base da amizade.

Descrição da actividade:
A turma foi dividida em 2 grupos que iriam competir entre eles. O objectivo de cada grupo era desempenhar com sucesso 5 provas, cada uma das quais lhe dará acesso a uma letra e uma palavra. O primeiro objetivo era coleccionar as palavras numa folha e juntar as 5 letras que compõem a palavra “amigo”. Tendo concluído esta fase, cada grupo utilizou as palavras soltas que angariou para compor uma frase sobre a amizade e encenar um teatro para a apresentar.

As provas foram as seguintes:
1.  Cantar uma música que remetesse para o tema da amizade. (Palavra: alegria)
2.  Dizer 10 características importantes num bom amigo. (Palavra: diferença)
3.  Foram tapados os olhos de um membro do grupo e outro membro seria responsável por o guiar (unicamente com instruções verbais) até alcançar um objecto definido pelo orientador da sessão:    (ex: pedra, folha, borracha, pau, etc.). Um membro de outro grupo poderia  acompanhar o percurso para evitar qualquer batota. (Palavra: confiança)
4.  Transmitir com linguagem corporal a palavra “amigo”. (Palavra: especial)
5.  Encontrar um objecto na natureza, uma fotografia ou um poema que simbolize ou remeta para o valor da amizade, justificando a escolha. (Palavra: presente)

Conclusões:
Resumo da sessão e transmissão dos valores.
• A qualidade das nossas relações reflete-se na realização pessoal
• Podemos aprender com as nossas amizades e torná-las mais verdadeiras, refletindo-o na forma como nos relacionamos com os outros

Proposta:
Reparar e identificar as qualidades que desenvolvo quando estou com os meus amigos e procurar estendê-las a outras relações.

Eis as palavras escolhidas pelo 1ºgrupo:

  • Apoiar
  • Confiar
  • Alegrar
  • Ser verdadeiro
  • Querer o melhor para nós
  • Ternura
  • Ser leal
  • Ser fiel
  • Partilhar
  • Não exigir nada de nós
FRASE  DE GRUPO: 
"A alegria do amigo é diferente,
a confiança é especial, quando o amigo(a) está presente."


As palavras escolhidas pelo 2ºgrupo:

  • Alegria
  • Confiança
  • Gostar de coisas em comum
  • Ajudar
  • Nunca deixar um amigo para trás
  • Saber guardar um segredo
  • Sinceridade
  • Dar atenção
  • Encorajar
  • Gostar realmente do outro(a)
FRASE  DE GRUPO: 
"O meu amigo é especial e diferente, mas tenho confiança nele.
Ele dá-me alegria no presente."























E até à próxima semana!
Beijinhos
Prof.ª Fernanda Ribeiro

0 comentários:

Enviar um comentário