quarta-feira, 26 de março de 2014

Relatórios da visita de estudo ao Museu Arqueológico de Odrinhas

Após a visita de estudo realizada no passado dia 25 de fevereiro, eis alguns relatórios realizados pelos alunos do 2º Ciclo:


   " No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, foi realizada uma visita de estudo, ao Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, em Sintra.
   A visita iniciou-se pelas 13h:00, quando partimos da escola, de autocarro.
  O Museu de Odrinhas era antigamente uma quinta romana, hoje em dia, é um museu, que nos mostra muitas curiosidades da época, do antigo povo romano. 
  Primeiro, fomos ver as antigas ruínas da quinta, que pertencia a uma grande família e se nós víssemos bem, mostrava um pedaço do chão construído em azulejo. A seguir, voltámos para dentro do museu e passámos por uma sala com túmulos; mas, era só uma curiosidade, depois fomos ter à sala com inscrições em latim. A guia disse-nos que era como uma pirâmide: em baixo estavam os escravos, no meio os libertos e em cima os cidadãos. 
   Os escravos trabalhavam para os imperadores e os libertos podiam ter emprego onde ganhassem, mas faziam trabalhos que os outros não queriam fazer. Um dos trabalhos era fazer inscrições em pedra para os túmulos. Mais à frente, fomos ver como é que se escrevia em latim, para depois irmos fazer a nossa própria inscrição em latim, utilizando como  material de base a cera e com o auxílio de um estilete, respeitando as regras do latim: primeiro escrevíamos o nosso nome (Mafalda), depois o nome do Pai ( PF),  a alcunha ( escolhi corada, RVBRA) e finalmente os nossos anos (AN.X).   
     De seguida, cada um de nós apresentou os seus trabalhos ao grupo.
     Do meu ponto de vista, todos os que foram à visita ficaram a conhecer um pouco mais sobre a vida antiga dos Romanos. Acho que esta visita beneficiará muito a minha vida, porque aprofundei os meus conhecimentos sobre este povo latino. Para mim, houve muitos pontos positivos e um negativo: o comportamento de alguns alunos presentes, não foi o mais apropriado..."

 Mafalda Nunes, 5º ano






" Local: Museu de Odrinhas 
 Objetivo: Conhecer melhor os Romanos, através de vestígios arqueológicos
 Material de Apoio: Manual de H.G.P. e Internet
 Organizadora: Professora de História
 Acompanhante: Professora de Português
 Data do relatório: 27 de fevereiro de 2014
 Diferentes momentos da visita: Partida da escola em direção a Odrinhas, Visita ao Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas e regresso à escola
  Conteúdos programáticos: Os Romanos na Península Ibérica
  Parte Central: Observei no Museu, um templo romano antigo, túmulos e realizei uma atividade
  Opinião sobre a visita: apreciei o museu e o objetivo da visita foi cumprido: fiquei a conhecer a história de uma casa romana e alguns aspetos de cultura dos romanos. Valeu a pena!! "

Francisco Cristóvão, 5º ano
  









 " No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, foi realizada uma visita de estudo ao Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, em Sintra.
   A visita de estudo iniciou-se pelas 13 horas e 15 minutos, no dia 25 de fevereiro de 2014. 
   Antigamente, o museu era o lugar, onde os romanos dormiam, faziam a sua vida diária e era o local onde enterravam os seus mortos...
   Assim sendo, tivemos oportunidade de fazer atividades de observação e um trabalho prático, em cera, onde escrevemos o nosso primeiro nome, em baixo a inicial do nome do pai e um F de filha, depois um ponto(.) ou triângulo e a seguir a alcunha escolhida por nós. Eu escolhi a alcunha amiga; por baixo escrevi a minha idade em numeração romana e antes tínhamos que escrever 2 letras - AN. 
    Por fim tivemos oportunidade de comprar lembranças. 
    Do meu ponto de vista, foi uma visita muito romana, gostei muito de conhecer aspetos da vida antiga dos romanos. Achei que a visita foi um passeio ao passado romano e aquilo que eu considerei mais importante, acabou por ser o museu inteiro, porque cada objeto ou lugar tem a sua importância."

Beatriz Rodrigues, 5º ano










" ... nós fomos ver uma casa dos romanos, já em ruínas, situada no Museu de Odrinhas. Aqui vimos como e onde colocavam os mortos e aprendemos as regras da escrita latina, a língua falada pelos romanos. 
   No final fizemos um trabalho com cera e estilete, em forma de quadro.
   O que eu mais gostei desta visita foi a parte prática."

João Nobre, 6º ano

                                                                 

    " No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, foi realizada no dia 25 de fevereiro de 2014, uma visita de estudo, pelas turmas do 5º e 6º anos, as quais foram ao Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas.
     As turmas do 2º Ciclo partiram da escola por volta das 13 horas e 15 minutos. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Fernanda Ribeiro e Liliana Lopes.
    Do Museu fazem parte as ruínas de uma villa romana e a igreja de S. Miguel, de origem medieval.
   Ao percorrer a exposição, as turmas viram um conjunto de pedras tumulares, altares e sarcófagos, desde a época etrusca, com especial relevância para a notável coleção de lápides romanas epigrafadas.
     A secção arqueológica reúne milhares de peças retiradas de numerosas estações arqueológicas, que existem no concelho de Sintra, desde o Paleolítico médio ao séc. XVIII. 
     Eu pessoalmente, penso que a visita foi gira, principalmente a parte em que imitávamos os romanos a escreverem a sua identidade."

Renato Mântua, 6ºano


 " No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, foi realizada uma visita de estudo ao Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, em Sintra.
     O museu de Odrinhas tendo sido um palácio dos romanos, hoje apenas contém ruínas do mesmo.
     Para além da sala  " Livro de Pedra" ( a sala onde entrámos) existiam também outras salas.
     Nesta sala existiam réplicas de sepulturas antigas dos romanos e também algumas  originais.
     Depois de ouvirmos a nosso guia falar sobre os Romanos, ela explicou-nos alguns pormenores da língua latina. Explicou-nos as regras da escrita e como se pronunciam algumas palavras e outras coisas...
     No final, fizemos uma atividade prática: escrevemos o nosso nome, alcunha e a idade num pequeno quadro de cera com um estilete .
     Quando terminámos a nossa visita, fomos a uma pequena loja de recordações, onde existiam vários objetos alusivos à cultura romana e quem quis, pode comprar as suas lembranças... "

Inês Mendes, 6º ano      
                                                                                             romanos
 
 Prof.ª Fernanda Ribeiro

0 comentários:

Enviar um comentário