sexta-feira, 21 de junho de 2013

Até sempre, meninos e meninas!

Grupo III do Exame de Português do 6º Ano: Imagina que viveste uma aventura numa biblioteca misteriosa onde conheceste uma personagem de um livro. Escreve um texto narrativo, no qual relates o encontro com essa personagem na biblioteca, os acontecimentos vividos na sua companhia e o que aprendeste com ela sobre a importância da leitura.

O Silêncio de Blimunda



       Corria o mês de junho e eu tinha muito que estudar para os exames da escola. Numa manhã quente, entrei na biblioteca municipal e fiquei surpreendida quando verifiquei que lá dentro não havia ninguém. Percorri as salas desertas até que avistei uma mulher encostada à janela das traseiras, a contemplar o jardim. Tinha os cabelos compridos, acastanhados, era magra e baixa, e usava um vestido longo, bastante surrado. Ao ouvir os meus passos, virou-se e pude, então, observar-lhe o rosto, os olhos vivos que mudavam de cor.
       - Blimunda, és tu? - perguntei, estupefacta.
       - Sou quem quiseres que seja. - respondeu.
      Mas da sua boca não saíram mais palavras. Estendeu-me a mão e, em completo silêncio, guiou-me pela biblioteca. Os nossos pés flutuavam e respirávamos livros em vez de ar. Pelos nossos pulmões entravam e saíam palavras; entravam e saíam pensamentos. Podíamos vê-los e tocar-lhes: eram tão táteis como nós. 
       - Shhhiu!
     Alguém perturbara o silêncio e Blimunda desvanecera, bem como todos aqueles conceitos e reflexões. De súbito, encontrei-me sentada numa mesa da biblioteca, rodeada de gente. Então, percebi que a leitura me tinha libertado das muitas amarras que, nesse dia, me prendiam.



Fim de ano letivo é tempo de exames... e de despedidas. Por isso, aqui fica também a minha, com votos sinceros de que sejam muito felizes!
Gif Pajaro azul

Beijinhos para todos,
Professora de Português


3 comentários:

Fernanda Ribeiro disse...

Corria o mês de setembro... em 2011.
Duas "meninas" estrearam-se como professoras nos Pioneiros. Eu fui uma delas e tu a outra, querida Cátia!
Apesar da diferença de idades, senti sempre um carinho especial por ti.
Acredito que a Vida nos coloca no caminho as pessoas e os desafios certos, para fazermos aprendizagens e crescermos como pessoas.
Neste tempo da tua partida dos Pioneiros, apraz-me aqui escrever que aprendi muito contigo e estou-te grata por isso.
"A mudança é a essência da Vida" e creio sinceramente que as tuas " asas" saberão voar alto, à medida do teu talento!
Um grande abraço caloroso.
Até sempre

Ramalhinho disse...

É verdade, Fernandinha! Entrámos juntas n'Os Pioneiros, em setembro de 2011, e penso que até isso nos aproximou! :)

Também aprendi muito contigo, com as muitas conversas que tivemos, com aqueles pequenos gestos que ensinam através do exemplo.

Levo muitas memórias destes dois anos. Memórias que agora fazem parte de mim. Espero que, de alguma forma, também eu continue a fazer parte da escola, mais que não seja pela árvore que pintei, contigo, na parede junto à porta da entrada.

Um grande abraço,
Cátia

Fernanda Ribeiro disse...

Penso que deixamos sempre marcas por onde passamos: umas visíveis como a árvore que pintámos na parede d'Os Pioneiros, outras nos corações dos que estiveram connosco, como sementeiras que fazemos:)

Se houver frutos(e há sempre sementes que germinam) podemos não os ver... mas isso não importa. O que importa é sentir o nosso coração pular de contentamento, por lançar essas sementes...

Beijocas

Enviar um comentário