“Jogo da batota”
1. Valores abordados: Promoção da Justiça, Tolerância, Concórdia.
2. Objectivo: Compreender a importância dos Valores da Justiça, da Tolerância e da
Concórdia nas relações humanas.
3. Introdução
Lançar o tema colocando questões que interpelem os alunos e remetam para os valores seleccionados.
• Exercício de imaginação: como seria o mundo se todos fossem justos e tolerantes uns com os outros?
• O que podemos fazer para que a justiça na nossa escola/cidade/país aumente?
4. Actividade
Jogo: “Jogo da batota”
Jogo no exterior, praticado em duas versões diferentes: com regras iguais e com regras que criam oportunidades diferentes.
Descrição da actividade:
O jogo foi organizado num espaço aberto. Foi desenvolvido em duas partes diferentes: na primeira são dadas as mesmas regras a todas as equipas. Na segunda, cada equipa recebe instruções específicas, que geram desigualdade de oportunidades para o jogo.
Para jogar, a turma foi dividida em 4 grupos, cada qual constituindo um submarino. Em cada grupo, os alunos colocam-se em fila. Foi eleito um comandante (que se posiciona no final da fila) e torpedos (os outros alunos, que deverão ter os olhos tapados). O objectivo de cada equipa ou submarino é afundar os outros. Ganha aquela que resistir mais. Para atacar são lançados torpedos sobre os outros submarinos.
As regras da primeira parte eram as seguintes:
• Ninguém pode falar durante o combate;
• Os torpedos têm os olhos tapados;
• A forma de comunicação é gestual: um toque nos ombros para andar, dois toques para correr, toque no ombro direito ou esquerdo para virar, puxar a camisola para parar;
Sempre que um torpedo acerta num submarino, ficam fora de jogo todos os torpedos que estavam à frente daquele que foi atingido. Se o torpedo acerta no comandante, esse submarino é afundado.
Na segunda parte do jogo, cada submarino recebe regras específicas e secretas:
1- São autorizados a quebrar a regra da comunicação, pelo que podem falar ao longo do combate;
2- São autorizados a observar o combate, mantendo-se o código comunicacional da primeira parte;
3- São autorizados a observar o combate e falar;
4- São autorizados a fazer batota, mas começam a jogar depois dos outros grupos;
5- São autorizados a escolher um novo código para comunicar, mantendo as regras do início.
5. Conclusões:
Resumo da sessão e transmissão dos valores.
• A promoção da Justiça cria condições para que cresça a Tolerância;
• A injustiça cria círculos viciosos, mas é possível combatê-los com círculos virtuosos de Justiça, Tolerância, Respeito e Concórdia;
• São os pequenos gestos que fazem as grandes mudanças, portanto o nosso contributo para o mundo é fundamental.
6. Proposta:
• Tentar encontrar soluções práticas para resolver situações de conflito e injustiça, no meu ambiente.
• Procurar manter uma postura pacífica e justa durante um tempo e reparar nos efeitos. (Registar: Como me senti? O que aconteceu?...)
0 comentários:
Enviar um comentário