Os alunos do 5º e 6º anos iniciaram na passada 6.ªfeira, o Projeto Educar para a Cidadania, com o primeiro jogo SOLTAR O PRISIONEIRO.
Este jogo pretendeu promover o valor da Liberdade, envolvendo uma reflexão sobre a melhor forma de a alcançar.
Objectivos:
- Reflexão sobre o valor da Liberdade, no sentido de identificar máximas que pautem a conduta humana, possibilitando a realização pessoal;
- Estabelecer a associação entre Liberdade, Responsabilidade e Felicidade;
- Potenciar a adopção livre dos valores.
Para esta dinâmica foi solicitado um voluntário entre os alunos. Esse voluntário era o prisioneiro, passando a saber que, para poder libertar-se, teria que eleger os conselhos que o permitissem libertar-se de facto, isto é, descobrir que conselhos correspondiam à melhor forma de usar a liberdade, conferindo maior satisfação a si próprio e aos outros.
A turma foi repartida em 4 grupos, cada qual recebendo um cartão com os conselhos que deveria tentar dar ao prisioneiro (tornando-os convincentes, atrativos e persuasivos).
Esses cartões traziam as seguintes frases:
1. Tratar mal e ameaçar os outros para ter poder e mandar em toda a gente.
2. Fazer tudo o que lhe apetece, pensando só no seu bem e sem se preocupar
com os outros.
3. Fazer escolhas a pensar no que se gosta e também no que é bom para os outros.
4. Fazer tudo o que os outros querem e esperam. Deixar que os outros mandem
nele, para ter muitos amigos e todos gostarem dele.
Depois de ouvir a defesa de cada grupo, o prisioneiro conseguiu libertar-se, a partir da frase do cartão da frase 3, ou seja:
Fazer escolhas a pensar no que se gosta e também no que é bom para os outros.
Prof.ª Fernanda Ribeiro
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