…O Homem era esperto, mas a Morte ainda era mais, pois não era? ...
A Morte estava a pegar no braço do Homem quando reparou que ele estava a chorar:
- Por favor, Comadre, oiça-me! Deixe-me ir para junto da minha família, não lhe minto mais!
- Ah! Isso era o que tu querias! Mentiste-me e realizaste o teu último desejo! Pois agora é a minha vez de pedir um desejo. Eu desejo que sejas levado para o Inferno! - exclamou a Morte.
- Comadre! Tenho um filho bebé para cuidar e a minha mulher não pode tomar conta dele e dos outros ao mesmo tempo, além disso ela não ganha o suficiente para os sustentar! - disse o Homem, a chorar.
A Morte não o quis ouvir e, por isso, decidiu levá-lo para cima das nuvens. Subiram a uma nuvem que do lado direito era branca e do lado esquerdo era preta. Quando chegaram, repararam em duas portas: uma delas era alta, branca, com roseiras, e à frente dela estava um homem vestido de branco, sentado numa pedra, dando pelo nome de S. Pedro; a outra porta era preta, alta, com fantasmas a rodeá-la, assente num chão cheio de ossos, e ao lado dela estava um homem vestido de vermelho, sentado numa cruz, chamado Diabo. O S. Pedro vira-se para o Homem e diz:
- O que te traz por cá?
- Bem! Por onde devo começar? Ah! Já sei! Eu estava lá em baixo, na Terra, com a minha mulher e com os meus filhos, quando a minha mulher engravidou novamente. Eu, como pai, fui à procura de um compadre ou de uma comadre. Cruzei-me com um homem, que acabei por descobrir que era Deus, e não o quis para compadre. Depois encontrei a Morte, perguntei-lhe se queria ser minha comadre, ela disse que sim, e depois do...
A Morte interrompe o Homem e continua a explicação:
- Depois do baptizado, eu disse-lhe que o tornaria médico e rico se ele fosse de terra em terra cuidar de doentes, mas avisei-o que se eu estivesse à cabeceira das cama, ele não poderia salvar ninguém, só poderia se eu estivesse aos pés. Um dia ele mentiu-me e traiu-me. Depois, ele ia a caminho de casa quando o surpreendi e ele disse-me que queria rezar o Padre Nosso antes de morrer, mas não cumpriu o seu último desejo. Noutro dia, sem ele estar prevenido, encontrou-me morta no chão e rezou a oração pela minha alma. E foi assim que o trouxe até cá acima.
S. Pedro e o Diabo foram conversar a sós e chegaram à seguinte conclusão:
- Tu poderás ser libertado, mas tens de nos prometer que nunca mais mentirás à Morte nem a mais ninguém.
O Homem voltou para junto da família, a Morte foi viver com eles, e viveram felizes para sempre.
0 comentários:
Enviar um comentário