Projeto Educar para a Cidadania
Relatórios e mais relatórios melhoram as escrituras, pois não é?1-
O projeto Educar
para a Cidadania serviu para
nós nos divertirmos, mas para além disso, serviu também para nós refletirmos
sobre vários aspetos.
Na 1ª sessão Caça Talentos, os
alunos da turma falavam sobre os talentos de cada um de nós. Esta sessão
ajudou-me a tratar melhor os outros.
Na 2ª sessão Você Decide, a
Joana e o Francisco (os nossos dinamizadores) davam-nos várias situações e nós
decidíamos uma resposta. Aprendi que é importante refletir antes de agir.
Na 3ª sessão Debate, fizemos
duas equipas; uma representante da Verdade e outra da Mentira e, numa folha,
escrevíamos várias situações para defender o nosso lado. Com esta sessão
aprendi que a Verdade triunfa sobre a Mentira.
Na 4ª sessão Equipa de Artistas,
criámos várias equipas que tinham como objetivo completar um desenho. Cada um
de nós desenhava uma parte e os outros elementos continuavam o desenho. Aprendi
a importância de todos trabalharem para o mesmo fim.
Na 5ª sessão O Novo Jogo das
Cadeiras, havia dois grupos. Se um dos elementos perdesse, todos os outros
perdiam também. Havia várias etapas, mas sempre com o mesmo objetivo. Esta
sessão fez-me compreender o ditado “ um por todos e todos por um”.
Na 6ª e última sessão Solidariedade
sem Fronteiras, fizemos vários jogos em que se pretendia cooperar com a
nossa equipa. Aprendi que quando cooperamos uns com os outros, somos mais
fortes.
O Cromo com o qual eu
me identifiquei mais foi Solidariedade sem Fronteiras, pois eu
acho que todos nós devíamos estar mais unidos do que nunca, para melhorarmos os
resultados da nossa turma.
Por fim, quero falar
sobre a Joana e o Francisco: a Joana é uma pessoa muito solidária e divertida,
enquanto o Francisco é mais calmo, mas igualmente divertido.
Gostei muito da prestação deles, neste projeto.
Quero agradecer ao
Banco Alimentar por ter criado este projeto.
Cristiana Caramona, nº 4 do 6º ano
Cristiana Caramona, nº 4 do 6º ano
2-
As seis sessões que tive do projeto Educar para a Cidadania ajudaram-me muito na relação com os meus colegas, melhorei as minhas atitudes e as minhas ações.
De todas as sessões, gostei mais de duas: O Novo Jogo das Cadeiras porque este jogo mostrou-nos que é bom ajudarmo-nos mutuamente e também a ter espírito de equipa e Solidariedade sem Fronteiras, um jogo muito divertido e didático.
Adorei esta experiência e espero voltar a repetir.
Bárbara Carvalho, nº 1 do 6ºano
3- Eu gostei muito desta experiência, porque me ensinou lições para a vida.
O cromo de que eu mais gostei foi o 6º, porque fizemos jogos, cujo tema era "Solidariedade Sem Fronteiras".
Os outros cromos também foram importantes e giros. Aprendi um ' novo jogo das cadeiras'.
Gostava de repetir a experiência.
Catarina Santos, nº 3 do 6ºano
4- Tudo começou num certo dia, em que a diretora de turma nos informou que íamos ter 6 sessões organizadas pelo Banco Alimentar relacionadas com Cidadania...
Ficámos todos entusiasmados e na 1ª sessão conhecemos a Joana, o Francisco(estagiários de uma universidade) e a Ana Isabel representante do Banco Alimentar.
Nas várias sessões divertimo-nos e essas sessões ensinaram-nos a ser melhores pessoas. Aprendemos isto nos vários jogos.
O 1º jogo "Caça-Talentos" permitiu-nos falar sobre algumas das nossas qualidades e nossos talentos.
Já com o 2º cromo aprendemos a ' pensar antes de agir'.
Com o 3º cromo aprendemos que não vale a pena mentir, porque a verdade acaba sempre por se saber.
No 4º cromo trabalhámos em equipa.
Todas estas sessões foram muito positivas, pois participámos sempre TODOS.
A minha sessão prefeida foi a que criou o cromo "somos responsáveis uns pelos outros" , pois ajuda-nos a ficar mais unidos.
Carolina Godinho, nº 2 do 6º ano
0 comentários:
Enviar um comentário